Formações e Atuações de Professores que Ensinam Matemática e Atividades Baseadas em Categorias do Cotidiano
Ano: 2022 – Atual
Resumo: Se por um lado, a formação de professores que ensinam matemática ainda é um tema de grande relevância e complexidade no contexto educacional, visto os distanciamentos entre formação inicial e atuação na Educação Básica, por outro, as transformações em nossa sociedade contemporânea, o avanço do individualismo, o aprofundamento das desigualdades sociais, e de modo geral, as complexas e problemáticas relações entre seres humanos, máquinas e natureza, nos impõe a construção de estratégias outras para lidar com esses desafios. O homem não é mais o centro das discussões em nossa era caracterizada como antropoceno. Em muitos contextos, perspectivas humanistas, muitas vezes pautadas em dicotomias e teleologias de progresso e melhorias, parecem não dar mais conta. Diante disso, o objetivo desse projeto é investigar processos de formação e atuação de professores que ensinam matemática, nos quais atividades baseadas em categorias do cotidiano são implementadas. Nesses espaços as atividades são operadas como convites para construção de outras lógicas e outros modos de atravessar discussões e/ou problematizações matemáticas, políticas, econômicas, culturais, filosóficas com os professores. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa e tomando o Modelo dos Campos Semânticos como principal referência teórico-metodológica, em composições com perspectivas pós-humanistas, produziremos nossos dados a partir de múltiplos instrumentos de acordo com as características dos espaços de formação e atuação de professores aos quais focaremos nossas discussões, sendo alguns deles: Residência Pedagógica, PIBID, Estágio Supervisionado, Disciplinas na Licenciatura em Matemática, Grupos de Trabalho com professores que ensinam matemática. Nossa intenção, de modo geral, é construir alternativas para formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, bem como para o trabalho em sala de aula, por meio de produções, discussões e problematizações dessas atividades.
Situação: Em andamento
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (6).
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Coordenador / Edson Pereira Barbosa – Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira – Integrante / Patrícia Rosana Linardi – Integrante / João Pedro Antunes de Paulo – Integrante / Julio Cesar Paro – Integrante / Rejane Siqueira Julio – Integrante.
Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de Aprendizagem de Matemática
2022 – Atual
Descrição: Este projeto, consiste em uma pesquisa translacional a ser desenvolvida em uma parceria dos professores da linha de ensino de matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/Sinop/UFMT) com a Diretoria Regional de Educação – DRE de Sinop, para implementar, registrar e avaliar uma ação de formação continuada colaborativa, por meio da formação de grupos de trabalho, junto aos professores de matemática do ensino fundamental que atuam nos laboratórios de aprendizagem das escolas estaduais do município de Sinop-MT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Integrante / Edson Pereira Barbosa – Coordenador / Edivagner Souza Santos – Integrante / Marta Maria Pontin Darsie – Integrante / Andreia Cristina Rodrigues Trevisan – Integrante / Eberson Paulo Trevisan – Integrante / GISLAINE APARECIDA MARIA ZAMBIASI – Integrante / RENATA APARECIDA DA SILVA – Integrante / Maria Bezerra Tejada dos Santos – Integrante / Geslane Figueiredo da Silva Santana – Integrante / Raquel Augusta Borges Rodrigues – Integrante / Claudimiro Neves de Freitas – Integrante / Elizeu Martins de Oliveira Junior – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Auxílio financeiro
Children, Technology and Play (CTAP)
2019 – 2020
Descrição: The aims of the study are to explore the contemporary play environments of children in order to identify the ways in which their play is shaped by technology, and examine the relationship between digital play and learning. The role of adults in the facilitation of playful learning (Jensen et al., 2019) through technology use will also be explored. This would enable the identification of emergent patterns that could inform educational policy, contribute to future product developments and shape further research studies. The research objectives are as follows: a) To explore how children engage with digital experiences across different contexts of their daily lives, and to identify how far these experiences relate to the LEGO Foundation?s Five Characteristics of Learning Through Play. b) To explore the dynamics operating across the digital ecology of children?s play (in homes, communities and schools) in terms of synergies, dissonance and transfer, and to identify the implications for learning. c) To consider the relationship between the extent and type of children?s use of technologies in their everyday lives and specific skills, in particular creativity, knowledge and dispositions, including an assessment of the relationship between technology use and well-being. d) To examine the roles of adults in facilitating children?s playful learning with technologies across different contexts with particular emphasis on the types of engagement and facilitation. e) To identify the implications of the study for the toy/ children?s media industry, for policy on parenting advice and guidance, and for the development of educational policy and practice, in particular identifying the balance and engagement children have with technologies..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Integrante / Luzia Aparecida de Souza – Integrante / Heloisa da Silva – Integrante / Karin Murris – Coordenador / Dick Ng’ambi – Integrante / Carole Bloch – Integrante / Joanne Peers – Integrante / Simone Titus – Integrante / Theresa Giorza – Integrante / Kerryn Dixon – Integrante / Zakiyyah Seedat – Integrante / Anya Morris – Integrante / Greg Doyle – Integrante / Funiwe Gxavu – Integrante.
Práticas sociais, [M]matemáticas e Escola: entre Perspectivas Decoloniais e Terapêuticas Desconstrucionistas
Ano: 2019 – Atual
Resumo:
Ao longo dos séculos a racionalidade e o conhecimento científico têm se autointitulado estandartes da verdade e dos mais elevados níveis de conhecimento. Estas premissas tem se perpetuado em um espaço que tem sido a marca da república e da modernidade, presente nas mais variadas sociedades ao redor do mundo: a escola. Neste espaço, uma subdivisão do tempo dos aprendizes e docentes é dedicado a uma determinada prática social que se pretende portadora da racionalidade e do mais elevado espírito de verdade: a Matemática. No entanto, para além do conhecimento proposto nos currículos, as práticas sociais escolares e especialmente aquelas nominadas de ?aulas de matemática? são permeadas de conhecimentos outros, de diversas ações e personagens que ao mesmo tempo que escapam daquilo que usualmente é chamado de Matemática (ou conhecimento científico), visto que possuem formas de agir mimético corporais específicas, são seus portadores. Ao praticarem isso que chamamos de [M]matemáticas a modificam segundo suas características próprias, de linguagem, de contextos, de formas de vida. As matemáticas, no plural nominada e em letras minúsculas, podem ser tão diversas quando forem seus contextos e incluem nessa prática diversas outras nuances, diversas outras regras de jogo não previstas em nenhum ?manual de matemática? ? outras performances. Destarte, este projeto visa praticar no espaço de pesquisa da educação matemática um movimento de descolonização do projeto intelectual/civilizatório de caráter disciplinar que permeia as salas de aula escolares, nas quais alimentamos uma única imagem de Matemática, para ampliar as significações das matemáticas para além das estruturas curriculares rígidas da escola moderna. Nesta empreitada nos apoiaremos nos estudos decoloniais e no olhar pragmático do segundo Wittgenstein.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (4) .
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Integrante / Carla Regina Mariano da Silva – Integrante / Luzia Aparecida de Souza – Integrante / Thiago Pedro Pinto – Coordenador / Carolina Tamayo Osorio – Integrante.
EFEITOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Ano: 2019 – Atual
Resumo: Este projeto surge a partir de considerações obtidas em investigações de um espaço formativo (Grupo de Trabalho) ocorrido em escolas públicas de Campo Grande-MS, entre os anos 2013 e 2018. Esta ampla pesquisa apresentava como mote investigar a constituição de um espaço formativo, que tinha como intenção discutir aspectos da prática profissional de professores que ensinam matemática. Em quase todos os encontros formativos, professores citaram aspectos de sua prática cerceada por determinação da existência de setores nacional, estadual e municipal envolvendo avaliação externa. Estes aspectos da prática profissional levantam questões sobre o cenário atual e conduzem os caminhos deste projeto, tendo como objetivo investigar os efeitos das avaliações externas na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nas escolas municipais de Campo Grande-MS. Apresento uma panorâmica leitura, apoiado em alguns autores que coaduna com observações deste espaço formativo; assim como o referencial teórico-metodológico que indicam noções para uma leitura plausível, apoiado nas concepções de Lins (1999; 2012).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Edivagner Souza dos Santos – Coordenador / Erika Karla Barros da Costa – Integrante / ROBERTA MARISA ABRILI MARCONI – Integrante / Gabrielly Sanches do prado – Integrante.
CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM OU ENSINARÃO MATEMÁTICA
Ano: 2018 – 2019
Resumo: Apresenta-se neste projeto as intenções que estruturam um trabalho voltado à formação inicial e continuada de professores, tendo como metodologia a criação de um espaço formativo denominado Grupo de Trabalho. Seu principal objetivo é investigar a influência deste espaço formativo na formação inicial e continuada dos professores e futuros professores participantes. Inicialmente é esboçado considerações a respeito das caracterizações do Grupo de Trabalho, apontando pesquisas que evidenciam o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e que participaram deste espaço formativo. Posterior é indicado teorizações (Análise da Produção Escrita e Matemática do Professor de Matemática) e diretrizes que definem as dinâmicas de todo processo e o modo como o referencial teórico-metodológico (Modelo dos Campos Semânticos) será apropriado e utilizado nesta investigação.
Situação: Concluído.
Alunos envolvidos: Graduação (1).
Integrantes: Edivagner Souza dos Santos – Coordenador / Erika Karla Barros da Costa – Integrante / ROBERTA MARISA ABRILI MARCONI – Integrante.
Mathematics Teacher Education Research Network
2016 – 2016
Descrição: The main objective of this project is to support the development of mathematics teacher education research in the Brazilian Postgraduate and Doctoral Program at Federal University of Mato Grosso do Sul (Campo Grande). The project aims at the establishment of research collaboration between the Brazilian research group and the Mathematics Education Centre – University of Loughborough (Loughborough-UK). The development of relationships between international partners through academic discourse and cultural exchange in the field of mathematics teacher education will serve to establish common background knowledge essential to the critical application of international research findings. This project will promote a mission of fifteen days by a high level UK based researcher, Professor Stephen Lerman, from the Mathematics Education Centre (Loughborough – University) to the Brazilian group which includes the presentation of seminars, talks one-to-one with senior researchers and postgraduate students as well as undergraduates on mathematics teacher education courses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Coordenador / Marcelo Batarce – Integrante / Stephen Lerman – Integrante.
Financiador: FUNDECT-MS
O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática
Ano: 2015-2017
Resumo:
O principal objetivo desse projeto é investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em espaços formativos nos quais são problematizadas atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os espaços formativos nos quais desenvolveremos nossa pesquisa se constituirão como grupos de trabalho. Nestes, professores que ensinam matemática na Educação Básica, alunos da Licenciatura em Matemática e da Pedagogia, alunos de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professores Universitários que atuam em Licenciaturas em Matemática, participarão dos encontros para conversar, discutir, aprender, problematizar atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os grupos de trabalho se caracterizam como espaços formativos nos quais profissionais (citados anteriormente) se encontram com objetivo de compartilhar entraves, potencialidades e realizações de suas práticas profissionais uns com os outros. Os grupos de trabalho serão oferecidos em duas edições ao longo do projeto (2015 e 2016), conforme descrito nas etapas, em cinco cidades do Brasil: Campo Grande (MS), São João del-Rei (MG), Diadema (SP), Sinop (MT) e Bagé (RS). A produção de dados para a realização de nossas pesquisas se dará por meio de gravações de áudio, filmagens de encontros, relatos dos encontros do grupo de trabalho e de entrevistas com participantes. Tomaremos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) (LINS, 1999, 2001, 2006, 2008, 2012) como uma das fundamentações teórico-metodológica para produzir e analisar nossos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Coordenador / Sérgio Carrazedo Dantas – Integrante / Claudia Laus Angelo – Integrante / Edson Pereira Barbosa – Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira – Integrante / Patrícia Rosana Linardi – Integrante / Regina Ehlers Bathelt – Integrante / Guilherme Francisco Ferreira – Integrante / João Pedro Antunes de Paulo.
Análise da Produção Escrita como Oportunidade para o Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática
2013 – 2015
Descrição: Este projeto, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tem por objetivo investigar potencialidades da Análise da Produção Escrita enquanto oportunidade para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. O projeto será desenvolvido em duas instituições: na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande – MS). Serão criados, em cada uma das instituições envolvidas, projetos de extensão que envolverão professores em formação inicial e em serviço, com atividades que envolvam análise da produção escrita em matemática. Os dados serão produzidos, a partir das atividades desenvolvidas nos projetos de extensão, por meio de filmagens dos encontros do projeto, entrevistas com os participantes, trabalhos em conjunto com pesquisadores e professores, entre outros. As análises dos dados terão como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir com a elaboração de estratégias para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Integrante / Regina L.C. de Buriasco – Coordenador / Pamela Emanueli Alves Ferreira – Integrante / Jader Otávio Dalto – Integrante / Larissa Bonfim de Ávila – Integrante / Jhenifer dos Santos Silva – Integrante / Darlysson Wesley da Silva – Integrante / Mauro Borsoi Britto – Integrante / Edivagner Souza Santos – Integrante.